Blog Boca da Mata : boca-da-mata@bol.com.br
  

Conversa de Iberê com Suerda Medeiros na Rádio Caicó emocionou ouvintes

Quem acompanhou a conversa do governador Iberê Ferreira (PSB) com a radialista Suerda Medeiros, no programa Muito Mais Você, da Rádio Caicó, hoje pela manhã, se emocionou com o que ouviu.

Pela franqueza e pela forma serena com que o governador falou de questões pessoais e políticas.

Leia as opiniões de Iberê sobre elegância, lições que aprendeu com a doença, fé, futuro e, claro, política, pesquisa e eleições, publicadas pela jornalista Thaisa Galvão em seu blog.

Realização
Sou realizado politicamente. Sou bem resolvido. Não tenho nenhuma frustração de ordem política. Não carrego nenhuma amargura, decepção ou tristeza pe lo tempo que exerço a atividade política.
Elegância
Política não se faz com radicalismo. Não podemos aproveitar as oportunidades que a política nos dá para ódios, para problemas de ordem pessoal. Eu sempre respeitei. Eu coloco sempre as idéias para brigar. A opinião pública não merece que os políticos ocupem televisão e rádio para denegrir a imagem dos outros. Aprendi isso com meu avô, Ezequiel, conhecido pela forma tranqüila, serena como sempre tratou as pessoas.
Câncer
Foi um momento difícil, Suerda. Fui a São Paulo fazer exames de rotina. Não estava sentindo nada. No dia de voltar para Natal, peguei a mala, a passagem e passei no consultório médico pra receber o resultado dos exames, e quando cheguei, o médico pediu pra eu esperar um pouco. E eu pedi pressa alegando que não poderia perder o vôo. E aí ele me atendeu e disse que eu não iria poder viajar naquele momento porque ha via encontrado um problema no meu pulmão, um tumor. Eu perguntei se era um câncer. Ele disse que precisava abrir, mas tudo indicava que seria maligno. Faltou chão. Eu esperava tudo, menos uma notícia dessas. Passei alguns segundos sem saber o que dizer, não sei o que passou na minha cabeça, como se fosse uma sentença de morte que eu tivesse recebendo. Mas procurei algo que pudesse me dar firmeza e fui encontrar na fé. Tive fé em Deus, voltei a raciocinar e disse imediatamente ao médico: se tem que operar eu quero operar imediatamente. A prioridade é a minha saúde. E aí fiz a cirurgia no outro dia, e com 11 dias estava em Natal tomando posse como governador. Foi tirado o tumor e 20% do meu pulmão esquerdo. E graças a Deus fiz o tratamento depois: dois meses de quimioterapia e radioterapia. Voltei pra fazer os exames finais e graças a Deus o médico me disse que eu não precisava fazer mais nenhum tratamento. Perguntei se não iria implicar em alguma dificuldad e pra minha campanha e ele disse que não. Que eu podia voltar pra campanha sem nenhuma limitação.
Lição
A gente passa a ter uma outra visão. Como a vida é frágil. Em 24 horas sua vida muda completamente. Passei a encarar a vida de outra forma.

Eu não pensei em nada a não ser na minha cura. Pedi a Deus saúde naquele momento.
Futuro
Espero poder fazer muito ainda pelo nosso estado. Eu não penso noutra eleição. Penso em me eleger agora e ajudar o Rio Grande do Norte.
Lazer
Gosto de fazenda, do campo. Gosto de curtir os amigos, bater papo, ver um bom filme. Gosto de MPB: Gal Costa, Betânia, Marina, Caetano, Ivete Sangalo.
Dúvidas
Não tenho dúvidas não. Sou bem resolvido. Sei onde quero ir. Estou lutando com determinação, sem nenhum medo. Muito confiante na minha eleição.
Políticos
O ex-governador Cortez Pereira teve idéias inovadoras e atuais até hoje. Dos contemporâneos posso citar entre tantos, o deputado João Maia tem se preocupado com o desenvolvimento do RN. João criou, por exemplo, quando foi secretário de desenvolvimento, as feiras de negócios, que existem até hoje com tanto sucesso. Ele é objetivo, ele não se preocupa com cargos, nomeações, ele se preocupa com o desenvolviment o da região, com as estradas.
Vox Populi
Eu não brinco com pesquisa. Acredito em todas. Mas a pesquisa principal é do dia da eleição. Mas eu tô muito feliz com essas pesquisas. Estão dentro do nosso planejamento. A primeira pesquisa do Ibope mostrou que eu tinha 2%. De 2 passei pra 5, pra 8, pra 10, pra 12 e já cheguei a 24. Mas em todas elas o que acho mais importante é que há uma curva ascendente. De lá pra cá nenhuma vez meu número diminuiu.
Segundo turno
Nós vamos pro segundo turno. E é ai que vamos vencer a eleição.


Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 11h38
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Canabis sativa

Pacífica. Foi assim a 1º Marcha da Maconha realizada no Rio Grande do Norte. O evento ocorreu no final da tarde de ontem, na praça Cívica  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, durante a XVI Cientec - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura e da 62ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realizada na  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Mais de 500 pessoas participaram do movimento. A caminhada começou às 16h40 e terminou às 17h45 em frente à reitoria da universidade. Com o objetivo de descriminalizar a maconha, o manifesto aconteceu em clima de paz. Além da Polícia Militar, agentes da Polícia Civil descaracterizados estiveram na marcha. Não houve confusões, prisões ou apreensões.

Sorridentes e com a certeza de que o movimento é importante jovens, adultos e até representantes da melhor idade participaram da movimentação. Um dos cartazes que mais chamou a atenção foi do jornalista Alex de Souza. “Fume orégano”. “Para não fazer apologia à maconha faço à culinária”, disse.

Fonte: Tribuna do Norte



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 11h21
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Espaço do leitor

[João André] [j.andre.neto@hotmail.com]
Bonita homenagem amigo Renato, pena que a letra está obsoleta. A Usina São francisco e a Usina Ilha Bela sifú...... Um abraço.

30/07/2010 22:42



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 10h04
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Música: alimento da alma

Ceará Mirim da Usina São Francisco
Ceará Mirim da Praia Muriú
Ceará Mirim dos verdes coqueirais
E dos Canaviais
Cidade do Patú
Ceará Mirim Cidade Brasileira
Ceará Mirim do meu coração
Ceará Mirim da Santa Padroeira:
Nossa Senhora da Conceição

Terra abençoada
Idolatrada
Tão Tropical

Terra da Usina Ilha Bela
Cidade Aquarela
Cidade Natal

José Luíz

http://www.youtube.com/watch?v=xbVLsB8s2Qk&feature=related



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 13h51
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Cavalgando

Na noite de ontem, conforme prenunciou este espaço, um grupo de amigos reuniu-se para juntos, do alto de um "alazão" realizar o primeiro passeio equestre noturno. Abaixo,  registros do encontro.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 11h29
[] [envie esta mensagem] []


 
  

 

Vox Populi vê Rosalba com 53% e sugere decisão no primeiro turno
 
Contando com 53% das intenções de votos dos norte-rio-grandenses, na pesquisa estimulada que o instituto Vox Populi, de Belo Horizonte, divulgou ontem em Natal, através da TV Potengí, afiliada local da Rede Bandeirante, a senadora Rosalba Ciarlini (Dem) tende a conquistar o governo do Estado já no primeiro turno da sucessão estadual, a 3 de outubro próximo.
O resultado colide frontalmente com a sensação que o comando regional do PSB, coadjuvado por aliados vinculados a outras legendas, vinha tentando projetar nas duas últimas semanas em Natal, de que Rosalba despencava na preferência popular enquanto o governador Iberê Ferreira de Souza mostrava fôlego e tendência para arrastar o pleito para o segundo turno e ganhar a parada nesta fase. 
Na modalidade de consulta estimulada, Rosalba subiu quatro pontos na primeira sucessão de pesquisas eleitorais realizadas na presente campanha por uma mesma empresa, abrangendo um mesmo universo e adotando a mesma tecnologia, ao se distanciar dos 49% registrados na sondagem que o Vox Populi promoveu. Enquanto isto, o governador Iberê Ferreira de Souza, que tenta a reeleição pelo PSB, subiu dos 15% registrados na primeira para 18%, enquanto o advogado, ex-prefeito e ex-deputado estadual Carlos Eduardo Nunes Alves, presidente regional do PDT, caiu de 16% para 13%.
Conforme registraram na noite de ontem jornalistas que acompanharam a divulgaram da pesquisa pela emissora, os outros cinco candidatos a governador não pontuaram na estimulada, quando é apresentado o nome dos políticos. Ainda segundo o levantamento, 7% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 3% votariam em branco ou nulo. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 11h10
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Comunidade Canção Nova comemora dez anos de ação na rádio e em Natal

Alexandra Silva, coordenadora da comunidade no RN
 


A seção natalense da Comunidade Canção Nova está se preparando para realizar uma grande festa, no próximo domingo, 1° de agosto. A partir das 8 horas da manhã, no ginásio Humberto Nesi, o “Machadinho”, em Lagoa Nova, ela realizará o “Kairós”, para comemorar dez anos de presença na Arquidiocese de Natal.
Intitulado “Um tempo de graça”, o Kairós será aberto com oração, conduzida pela co-fundadora da comunidade, Luzia Santiago, residente em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo.
Depois, outro co-fundador, Wellington Jardim, conhecido por “Eto”, proferirá palestra sobre o tema “Animados pela força de Deus”, e a partir das 11h30m haverá oração de cura, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, conduzida por Luzia Santiago, Eto e o padre Roger Luiz, também da Canção Nova.
À tarde, a partir das 14h30m, haverá pregação, seguida de missa, presidida pelo padre Roger. Toda programação será intercalada por momentos de animação com Emanuel Stênio e Gil Duarte, do Ministério de Música de Cachoeira Paulista. Os dois são natalenses e missionários da Canção Nova, trabalhando atualmente em Cachoeira Paulista.
A entrada no ginásio é um bilhete do “Ação entre Amigos”, no valor de cinco reais. O bilhete dá direito a concorrer ao sorteio de um carro Fiat Uno zero quilômetro, no final do mês de agosto. Todo o evento será transmitido pela Rádio Rural de Natal, a AM 1.090 e pela internet, através do “site” da Canção Nova.
Segundo a jovem baiana Alexandra Silva, coordenadora da Canção Nova em Natal, a organização religiosa desembarcou no Rio Grande do Norte em julho do ano 2.000 Uma equipe de missionários chegou então a Natal, atendendo a convite que o então arcebispo metropolitano, Dom Heitor de Araújo Sales, havia dirigido ao monsenhor Jonas Abib, com o intuito de administrar a Rádio Rural. No dia 11 de agosto daquele ano foi lançada a nova programação da emissora, já com a “cara” da Canção Nova.
Nestes dez anos, vários missionários, oriundos de todas as regiões brasileiras, passaram pela casa natalense da Comunidade. Atualmente, cinco pessoas assumem a missão, sob a liderança de Alexandra Silva, que também administra a rádio. Vinte e quatro pessoas, da Arquidiocese de Natal, já estão na Canção Nova, como membros da comunidade de vida, e dezoito são membros da comunidade de aliança. Até 2.012, segundo Alexandra, ingressarão mais dezoito membros na comunidade de vida e onze na de aliança.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 07h25
[] [envie esta mensagem] []


 
  

EXPANSÃO DA LEITURA
Prefeitura de Ceará-Mirim inaugura anexo da Biblioteca Municipal


A partir de agora, os estudantes e a comunidade do bairro Nova Descoberta e adjacências passam a contar com um grande acervo de livros, totalmente novos, atualizados, nas mais diversas áreas de conhecimento.
Trata-se do anexo da Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas, inaugurado na manhã desta quarta-feira 28 de julho, no prédio onde funciona o CRAS Urbano, antigo Centro de Múltiplo Uso, localizado no bairro Nova Descoberta.
O novo espaço da leitura e do saber, é resultado de uma parceria da Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Fundação de Cultura Nilo Pereira, com o Ministério da Cultura através da Fundação Biblioteca Nacional que doou um acervo de 1.000 livros das mais diversas áreas de conhecimento, entre elas, língua estrangeira, literatura infantil, enciclopédias, e outras.
Pela parceria, a Prefeitura entra com uma contrapartida, fornecendo o espaço físico, funcionários e a manutenção.
A solenidade de inauguração contou com a presença de secretários municipais, auxiliares do governo, colaboradores, professores, alunos, pais de alunos e a comunidade.


Coube ao secretário de articulação política e institucional, professor Edmilson Rodrigues do Nascimento, representar o prefeito Antônio Peixoto que, em função de compromisso inadiável na capital potiguar, não pôde comparecer ao evento, inserido na programação da semana comemorativa dos 152 anos de emancipação política do município.
“Esse novo espaço, que com certeza trará mais arte, cultura e saber, irá também transformar Ceará-Mirim num município bem melhor”, exaltou o secretário Edmilson Rodrigues.
Dentre os presentes, a diretora da Biblioteca Dr. José Pacheco Dantas, Janete Soares, que também é uma das grandes incentivadoras do conhecimento, do saber e do hábito pela leitura. “Peço à vices, jovens e crianças aqui presentes, que não apenas visitem esse espaço, mas também sejam um viciado pela leitura”, solicita Janete Soares.
O anexo da Biblioteca, irá dinamizar as pesquisas dos estudantes, fazendo com que eles tenham um melhor rendimento escolar, como também beneficiará a comunidade, que recebe um ambiente moderno e confortável para a prática da leitura.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 07h14
[] [envie esta mensagem] []


 
  

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Prefeito Antônio Peixoto participa de sessão solene da Câmara em homenagem ao aniversário da cidade


O Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR, participou na tarde desta terça-feira 27 de julho, da sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores em comemoração ao 152º aniversário de emancipação política do município.
A programação oficial teve início às 16h30, com o objetivo de reunir os poderes Executivo e Legislativo, para exaltar Ceará-Mirim pelos 152 anos de emancipação política e focar temas com propostas de desenvolvimento e progresso para o município.
Dentro desse contexto, o mestre e doutorando em educação, Vitorino Júnior, fez uma explanação sobre bacia hidrográfica, que teve como recorte o rio Ceará-Mirim, desde a sua nascente até as principais fontes de poluição.
Antes, o cerimonial da Casa Legislativa, fez uma saudação à Ceará-Mirim com uma das mais belas e eloqüentes poesias do saudoso poeta e escritor Nilo Pereira, relembrando os engenhos, sobrados e casarões que ainda marcam a história do lugar, seguida de uma apresentação cultural do ator e dramaturgo cearamirinense, Múcio Vicente.


Na sequência, o engenheiro agrônomo Marcílio de Morais Dantas, fez uma explanação sobre desenvolvimento econômico e sustentável para Ceará-Mirim, enfocando as potencialidades do município, citando entre elas a produção de mangaba.
Os vereadores presentes à sessão, congratularam-se ao município e toda sua gente, pelo seu aniversário de emancipação política. “Para mim, é uma alegria imensa presidir esta sessão, comemorando uma data tão especial e importante não apenas para esta casa, mas para todos os nossos munícipes”, disse o presidente da câmara, vereador Roberto Lima-PR.
Para o Prefeito Antônio Peixoto, a semana de aniversário do município está sendo comemorada em grande estilo, pois foi preparada uma programação que beneficia todas as camadas da sociedade, com atividades esportivas, culturais, cívicas, de saúde, de educação, infantil, entre outras.
“Comemorar o aniversário de Ceará-Mirim dessa forma é motivo de muito orgulho e alegria. Melhor do que isso é saber que quem faz a cidade ser alegre, acolhedora, atraente e mais humanizada são os cidadãos cearamirinenses, e nós somos os responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da nossa cidade, independentemente de partido ou adversário político. Quero portanto, parabenizar a câmara de Ceará-Mirim, servidores e parlamentares por essa brilhante iniciativa de homenagear e exaltar Ceará-Mirim nesta tarde”, destacou o prefeito Antônio Peixoto.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 07h12
[] [envie esta mensagem] []


 
  

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Tudo pronto para o Projeto Justiça na Praça


Um grande mutirão em praça pública, de servidores e magistrados do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte e outras instituições parceiras, beneficiarão diretamente a população em um mesmo espaço e tempo, sem burocracia, de forma rápida e eficaz.
Trata-se da 16ª Edição do Projeto Justiça na Praça, que acontece nesta quinta-feira 29 de julho, em Ceará-Mirim, na Praça da Justiça em frente ao Fórum Desembargador Virgílio Dantas, localizado na Av. Luiz Lopes Varela, das 8h às 17h.
Estão previstas 160 uniões para o Casamento Comunitário.
Além disso, o Projeto oferecerá os seguintes serviços: atendimento no Plantão Judiciário para a demanda durante a ação com, divórcios, correção de nomes, certidão fora do prazo, acesso ao Diário Eletrônico da Justiça, registro de ocorrências na ouvidoria do TJRN, emissão de 1ª e 2ª vias de carteira de identidade para pessoas a partir de 10 anos de idade, emissão de CPFs e Carteira Profissional de Trabalho, advocacia voluntária, serviços médicos, entre outros.
Este ano, a novidade é a parceria firmada entre a Prefeitura de Ceará-Mirim e o Foro da Comarca local, pela qual, o governo disponibilizou toda sua estrutura através das secretarias municipais, instituições, órgãos fundacionais e autarquia, possibilitando ainda que o evento pudesse ser realizado dentro da programação da semana comemorativa dos 152 anos de emancipação política de Ceará-Mirim.
Ainda serão oferecidos os serviços do Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos-NOADE, ITEP, Secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Bombeiros Civís, Ministério Público e Guarda Municipal.
O Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, estará, ao lado da Juiza diretora do Fórum e coordenadora do Projeto, Maria Zeneide Bezerra e demais autoridades, participando da solenidade de abertura, bem como, prestigiando a realização de todos os serviços que serão prestados à população.
O prefeito entende, que essa é uma grande oportunidade da população cearamirinense chegar mais perto da Justiça com rapidez e confiabilidade. “É preciso que se reconheça o empenho, o trabalho e a dedicação da doutora Zeneide, no sentido de ter essa preocupação de aproximar o povo da Justiça. O nosso governo reconhece tudo isso e por essa razão a parabeniza”, ressalta o prefeito de Ceará-Mirim.
O objetivo do Projeto Justiça na Praça é aproximar mais o Poder Judiciário da população, levando ações de cidadania sem burocracia, de forma rápida e eficaz.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 22h05
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Clube de Radioamador e PX realiza encontro neste domingo 1º de agosto


O 21º Encontro e Feira de Radioamador e PX com um conteste nacional e internacional alusivo ao seu 12º aniversário, será realizado neste domingo 1º de agosto, em Ceará-Mirim, dentro das comemorações alusivas aos 152 anos de emancipação política do município e 128 anos que foi elevada à categoria de cidade.
A Promoção do Grupo Tubarões do Vale, terá início a partir das 8h no Clube de Radioamadores e PX, onde funciona o Bar de Cinara no Conjunto Luiz Lopes Varela e reunirá radioamadores de toda a região e de estados vizinhos como Pernambuco, Ceará, Paraíba.
A programação inclui exposição de equipamentos, feijoada e homenagem aos ex-presidentes do Grupo e colegas já falecidos.
De acordo com o presidente Juscelino Marques de Oliveira, a feira tem o objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo Clube junto a sociedade bem como promover a confraternização entre os usuários de rádios.
Ele informou também, que o encontro já é um modêlo para os demais clubes existentes no estado e em outras regiões do Nordeste, como também a participação e o apoio da sociedade tem sido fatores fundamentais para esse reconhecimento.
Para realizar o evento, o Clube de Radioamadores e PX está contando com o apoio dos seus associados e da Prefeitura de Ceará-Mirim. “Esperamos que a feira seja mantida para os próximos anos e valorizada, pois sempre tem atraído pessoas de várias cidades que por sua vez acabam conhecendo as potencialidades turísticas de Ceará-Mirim”, destaca Juscelino Marques.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 13h49
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Cavalgando

Aproveitando a fase de lua cheia e a semana da emancipação política do município, um grupo de cavaleiros e amazonas realizará na próxima quinta-feira (29) o primeiro passeio eqüestre noturno de Ceará-Mirim. O percurso se dará entre os distritos de Quiri e mangabeira, onde o cenário contará com o reflexo da lua nos espelhos d'água das lagoa do Cosme, riacho da goiabeira e de Gravatá.

 

 

Com ela
A assessoria do senador Garibaldi Alves Filho, Candidato à reeleição pelo PMDB, confirmou na noite de ontem a participação do parlamentar na mobilização que a presidenciável Dilma Rousseff ensejará hoje, quarta-feira 28, em Natal.

 

 

Vox Populi
Novamente as atenções dos políticos potiguares se voltam para a divulgação de pesquisas, em função da que o instituto Vox Populi anunciou para esta quarta-feira, 28, hoje.

 

 

Sucesso


Aos poucos, a estilista Fernanda Maia, esposa do deputado federal João, candidato à reeleição pelo PR, está se transformando em personagem de destaque na presente campanha eleitoral no Rio Grande do Norte. A princípio, ela apenas comparecia aos eventos; nos últimos dias, revelou-se também como oradora, sempre falando em nome de João.

 



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 06h17
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Dilma vê contradição nas atitudes de José Agripino e Rosalba Ciarlini 


 


Antes de embarcar para Natal, onde participará hoje, quarta-feira 28, de evento nacional ligado à ciência e fará campanha eleitoral, a presidenciável Dilma Rousseff soltou ontem um petardo contra os senadores José Agripino Maia e Rosalba Ciarlini, candidatos, respectivamente, à reeleição e ao governo do Rio Grande do Norte pelo Dem, partido que o primeiro preside nesta unidade federativa e lidera na casa congressual de ambos.
Em entrevista telefônica à rádio Difusora, de Mossoró, controlada pelo advogado Paulo Linhares, chefe da Defensoria Pública do governo do Estado e um dos fundadores do PSB no Rio Grande do Norte, Dilma disse que os senadores vestem fantasias diferentes aqui e em Brasília.
“Isso é algo desrespeito para com a população do Rio Grande do Norte”, disse, diante do fato de os parlamentares não fazerem no território potiguar a mesma oposição que fazem em Brasília ao presidente Lula da Silva.
NÃO É CORRETO
Dizendo que no Congresso Nacional Agripino e Rosalba “são contra todas as iniciativas do Governo Federal”, Dilma especificou ofensivas que imputa aos dois. “Foram contra o Bolsa Família”, exemplificou, e “entraram com ação no Supremo Tribunal para acabar com o Prouni”, acrescentou, referindo-se ao programa federal de incentivo ao ensino superior.
“Lutaram contra tudo, inclusive tiveram uma atitude que não foi de oposicionista, foi de destruição e, em alguns momentos até de destruição da pessoa do presidente Lula, assegurou, reiterando que os dois sempre “tiveram uma posição que não foi de oposição, mas de destruição contra o presidente Lula”.
Em função da conduta adotada no Planalto Central, ela esperava que os dois mantivessem no Rio Grande do Norte a mesma postura de oposição a Lula, que desfruta da aprovação de mais de 70% dos norte-rio-grandenses. “Então, a mim surpreende imensamente esse tipo de dupla conduta”, revelou. “Me desculpa, mas isso não é correto nem com o povo do Rio Grande do Norte nem com o povo brasileiro”.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 06h15
[] [envie esta mensagem] []


 
  

CONTRA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA
SEMTHAS implanta grupo do Amor Exigente em Coqueiros

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social-SEMTHAS, instala nesta quarta-feira 28 de julho, uma unidade do Grupo de Alto Ajuda “Amor Exigente”, no distrito de Coqueiros, interior de Ceará-Mirim.
A solenidade acontecerá a partir das 14h na sede do CRAS Rural daquela comunidade.
O “Amor Exigente” é um grupo de alto ajuda à famílias com dependentes químicos, e foi implantado em Ceará-Mirim em fevereiro deste ano de 2010.
O surgimento se deu a partir da aplicação de um curso de capacitação com 44 horas, realizado pela Prefeitura de Ceará-Mirim por meio da SEMTHAS, entre os meses de agosto à novembro de 2009 e que contou com a participação de 80 pessoas voluntárias, entre elas, representantes de todos os programas sociais da SEMTHAS e mais, integrantes das secretarias municipais de saúde, educação, defesa social, Conselho tutelar e conselho de direitos da criança e do adolescente.
O curso foi ministrado pela coordenadora regional do “Amor Exigente”, Edineuza Paiva.
Hoje, o Grupo “Amor Exigente” de Ceará-Mirim, que funciona na Secretaria Municipal de Assistência Social e que conta com o apoio irrestrito do Prefeito Antônio Peixoto, tem um registro de 16 famílias cadastradas que se reúnem sempre às segundas-feiras a partir das 14h na SEMTHAS, para tratar de algum tipo de dependência química na família.
Para tanto, em abril deste ano, a Prefeitura de Ceará-Mirim, encaminhou 10 técnicos, para um curso de capacitação em Recife, ministrado pela doutora Maria Silvia Carvalho de Menezes, coordenadora do programa para a América Latina.
O objetivo, foi a capacitação na área organizacional dos grupos sobre como se fazer e acompanhar o tratamento de pessoas envolvidas com dependência química.
No distrito de Coqueiros, as reuniões acontecerão toda quarta-feira às 14h na sede do CRAS Rural.
De acordo com Lourdinha Ferreira, uma das coordenadoras do programa, o acompanhamento dos grupos se norteia em 12 princípios básicos e 12 éticos, um para cada mês do ano, tendo cada reunião uma média de duas horas de duração.
A HISTÓRIA DO SURGIMENTO
Por volta dos anos 70, surgia no Estados Unidos, um movimento liderado por David e Phyllis York, um casal de americanos com três filhas, todas envolvidas com drogas. Era de certa forma, um movimento reacionário, contra a linha extremista de liberalidade e exageros na valorização da criança e do adolescente. A maioria dos profissionais, então seguidores de “Liberdade Sem Mêdo”, culpava os pais por todos os desmandos dos jovens, deixando, nestes, um sentimento de desamparo e confusão.
Em 1987, Maria Silvia Carvalho de Menezes, à frente do movimento, adaptou o AMOR-EXIGENTE-AE ao contexto brasileiro e apresentou o novo programa durante a “Primeira Conferência Latino Americana de Comunidades Terapêuticas para Farmacodependentes e Alcoolistas, Prevenção e Terapia- 1ª CLACT.
Aos dez princípios do programa americano, acrescentou mais dois e, a partir desses doze princípios, apresentou preceitos sem fronteiras para a organização da família.
De lá para cá, o movimento cresceu e espalhou-se por todo o país.
Atualmente, alguns milhares de voluntários, mestres em AE, líderes importantes de suas comunidades, estão a serviço deste apostolado, que é o resultado de uma caminhada persistente, perseverante, de tantos quanto acreditam no Amor-Exigente e desejam levar outras pessoas a se beneficiarem deste programa.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 06h14
[] [envie esta mensagem] []


 
  

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Corrida Rústica acontece nesta sexta-feira 30 de julho


Em comemoração a data de emancipação política de Ceará-Mirim, a tradicional “Corrida Rústica 30 de Julho”, será realizada nesta sexta-feira, feriado municipal pelo aniversário da cidade.
O evento, é uma realização da Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer, e tem como principal objetivo, estimular a prática esportiva e promover a integração entre os participantes.
A competição, que chega a sua 19ª edição, faz parte dos festejos cívicos e esportivos da programação da semana alusiva aos 152 anos de emancipação política de Ceará-Mirim.
A corrida tem largada prevista para às 8h20 em frente o Solar Antunes, sede da Prefeitura, centro da cidade.
Antes, às 8h terá a execução dos hinos Nacional e Municipal, pela Banda de música Tenente Djalma Ribeiro, seguida da abertura oficial pelo Prefeito Antônio Peixoto e pelo secretário de Esportes do município, Luiz de Oliveira Fernandes.
As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira 29/07, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, no Ginásio de Esportes Aderson Elói de Almeida, para os atletas de Ceará-Mirim.
Já os atletas que virão de outras cidades e regiões, poderão se inscrever até uma hora antes da largada.
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e dos serviços da Guarda Municipal, Policiamento de Trânsito e Polícia Militar.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 06h12
[] [envie esta mensagem] []


 
  

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Prefeito Antônio Peixoto abre programação de aniversário da cidade


Apesar da chuva que caía sobre Ceará-Mirim desde a noite do domingo e as primeiras horas da manhã desta segunda-feira 26/07, o prefeito Antônio Peixoto-PR, abriu a programação alusiva aos 152 anos de emancipação política do município.
A solenidade aconteceu às 8h em frente o Palácio Antunes, sede da Prefeitura e foi acompanhada por secretários, religiosos, magistrados, vereadores, autoridades, escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, e a população.
O prefeito destacou entre as autoridades presentes, o vigário paroquial de Ceará-Mirim, Padre Bianor, a juíza de direito da comarca local, Maria Zeneide Bezerra, o vice-prefeito Luis Antônio e o povo, que mesmo debaixo de chuva compareceu para prestigiar um momento tão significativo para o município de Ceará-Mirim.
“É bem verdade que 152 anos se passaram, e ao longo dessa história, muito foi feito pelo nosso município por aqueles que nos antecederam. Todo Ceará-Mirim sabe a importância de cada um que um dia governou esse município. Cada um fez um pouco, com certeza todos gostariam de ter feito muito mais do que fizeram, mas muita das vezes as dificuldades não permitiram que eles tivessem feito o que gostariam de fazer, mas fizeram o que deveria ser feito no momento em que puderam fazer. Com certeza vou fazer a minha parte, assim como os que me antecederam fizeram a parte deles. Estamos fazendo apesar de muitas dificuldades pelas quais temos passado”, disse o prefeito ao abrir a programação, em seguida enumerando todas as obras que sua gestão vem realizando no município, entre elas, as melhorias na educação e a obra habitacional em parceria com os governos federal e estadual, pela qual, entregará até o mês de dezembro quase três mil casas populares à população de baixa renda.


Na ocasião, o prefeito fez a entrega de um kit com as bandeiras nacional, estadual e municipal à Igreja Matriz da Conceição, através do Padre Bianor, à juíza Maria Zeneide Bezerra, e simbolicamente às todas as escolas da rede municipal, por meio da Escola Dr. Augusto Meira.
A solenidade contou ainda com apresentações culturais, grupos de danças e poesias infantis pelos alunos das escolas municipais.
Dando continuidade a programação festiva do 152º aniversário de Ceará-Mirim, a tarde na Estação Cultural, foi realizada palestra motivacional de implantação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, proferida pelo professor mestre em administração da UFRN, José Arimatés de Oliveira.


A palestra foi direcionada à servidores, auxiliares do governo, autoridades, empresários e estudantes, objetivando promover a qualidade de vida dos servidores através de ações que visem a prevenção, o controle e a convivência eficaz com o stress, proporcionando a conscientização e o desenvolvimento de hábitos e atitudes positivas para a manutenção de um estilo de vida saudável.
Já a noite, fechando a programação do dia, foi realizada uma homenagem do município à dois ícones da cultura cearamirinense: Maria das Dores de Sá (Dôrinha Parteira), e Luis Pereira de Morais (Carnavalesco Luis de Júlia), pelos relevantes serviços prestados à Ceará-Mirim.
Luis, por motivo de saúde não pôde comparecer à solenidade para receber a homenagem. Já Dôrinha Parteira, recebeu das mãos do prefeito Antônio Peixoto uma placa com dedicatória especial por tudo o quanto tem feito pela saúde e para a história de Ceará-Mirim. “Isso é o mínimo que a gente pode fazer pela senhora e Luis de Júlia. Fizemos questão de fazer essa homenagem em vida, porque a senhora está presenciando o agradecimento, a gratidão de todas aquelas pessoas que a senhora auxiliou ao nascer”, enfatizou o prefeito.
Na flor dos seus 96 anos de idade, após ser homenageada, dona Dorinha emocionou-se ao fazer um agradecimento. “Muito obrigada pelo carinho, pela atenção, pela consideração, por todos os amigos e colegas que aqui estão e que eu os adoro muito, por isso muito obrigada, não tenho palavras para agradecer”, disse visivelmente emocionada.
A programação foi encerrada, com uma importante palestra, na qual, o empresário e ex-presidente da FIERN, Abelírio Rocha (Bira Rocha), falou para uma platéia, em sua maioria composta por empresários e comerciantes cearamirinenses, sobre as perspectivas do desenvolvimento sustentável do município de Ceará-Mirim.


Um dos momentos mais aguardados pela comunidade cearamirinense e região, é o mega show das bandas Capim Cubano e Forró Salgado na quinta-feira dia 29, e Forró Cavalo de Aço na sexta-feira 30 de julho.

 



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 06h51
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Iberezando

O ex-prefeito Amaro Saturnino (PSDB) e a prefeita Neidinha (PSDB), de Maxaranguape, anunciaram nesta segunda-feira (26) o apoio à reeleição do governador Iberê Ferreira (PSB).

“Tomamos esta decisão pelo bem de Maxaranguape, pelo crescimento do nosso município”, anunciou o ex-prefeito.

O deputado João Maia (PR) participou da reunião em que o ex-prefeito e Neidinha anunciaram seu apoio à reeleição do governador.

“Iberê é um político sério, sincero e de compromisso. Todos nós conhecemos suas qualidades e já vimos isto nele”, disse a prefeita Neidinha.

O ex-prefeito Amaro Saturnino lembrou um gesto que mostra a ligação de Iberê com Maxaranguape: uma emenda apresentada ao Orçamento Geral da União de 2007.

Apresentada no ano anterior, pelo então deputado federal Iberê Ferreira, a emenda destinou R$ 1 milhão para a construção do novo mercado público e de duas praças, na sede do município e na comunidade Dom Marcolino.

“Decidimos apoiar a candidatura de Iberê por representar a oportunidade de continuar uma parceria pelo futuro de Maxaranguape”, justificou o ex-prefeito.

O governador Iberê agradeceu o apoio e a confiança e renovou sua certeza de que “a vitória está sendo construída a cada dia, com apoios importantes com esse que chega de Maxaranguape”.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 17h43
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Iberezistas comemoram subida de candidato e queda de Carlos e Rosalba


 
Desde ontem integrantes do estafe da campanha pela reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza comemoram os resultados da pesquisa eleitoral que o vespertino “Correio da Tarde” e a Federação das Indústrias (Fiern) encomendaram no início da semana passada ao instituto Start, porque a seu ver aponta para a realização de segundo turno e para a presença de seu candidato no pleito posterior a 3 de outubro.
Citando abertamente percentuais que seriam confirmados na edição da tarde desta segunda-feira, 26, hoje, do jornal, asseguravam que a sondagem mostrará Iberê com 24% das intenções de votos dos conterrâneos, o que significaria que experimentou um grande crescimento desde a mais recente pesquisa publicada com amparo legal. Divulgada em junho último, pelo instituto Vox Populi, esta mostrava Iberê em terceiro lugar na corrida, com apenas 15% dos votos dos norte-rio-grandenses.
VIRADA CHEGOU
Um dos aliados de Iberê que mais se entusiasmam com a perspectiva da pesquisa é a ex-governadora Wilma de Faria, presidente regional e candidata a senador pelo PSB:
“Com certeza o nosso crescimento tem sido grande”, diz.. “A participação popular foi impressionante por onde nós passamos ontem”, acrescenta, mencionando carreata que Iberê comandou de Mossoró a Pau dos Ferros, no Oeste. “Andamos por vários municípios e nós temos observado a quantidade de pessoas que nos acompanham e que acenam positivamente de suas residências, o número de carros, de participantes e o gesto afetivo. Foi muito bom. Foi excelente nossa programação. Foi acima de nossas expectativas. A virada começou”, disse.
Iberê também mostrou entusiasmo, ao ser indagado, em Caicó, sobre se a pesquisa estaria mostrando que chegou a hora da virada:
“Chegou! Não tenha a menor dúvida. É só aguardar um pouquinho aí para a publicação das pesquisas que a gente vai vê que a hora da virada chegou”.
SEGUNDO TURNO
O melhor da nova pesquisa, para eles, seria o fato de os principais concorrentes de Iberê haverem caído. Ele teria ultrapassado o segundo colocado, o advogado, ex-prefeito e ex-deputado Carlos Eduardo Alves, candidato pelo PDT, que teria descido dos 16% registrados pelo Vox Populi para 12% na visão do Start. Enquanto isto, a senadora Rosalba Ciarlini (Dem), que lidera todas as pesquisas divulgadas com base na legislação desde 2.007, teria caído dos 49% registrados pelo Vox Populi para 44%.
Vistos isoladamente, estes números apontam para a resolução do processo no primeiro turno, pois a soma dos votos atraídos por Carlos Eduardo e Iberê, 36%, ainda está nove pontos abaixo das intenções de votos para Rosalba. Na visão dos acólitos de Iberê, contudo, eles prenunciam a realização de segunda rodada ao mostrar Rosalba em inclinação descendente, enquanto o Governador estaria subindo.
40% EM SETEMBRO
Baseando-se nos números que a seu ver serão divulgados pelo “Correio da Tarde”, eles imaginam que Iberê continuará a crescer até forçar a realização do segundo tempo. Suas previsões indicam que ele chega aos 30% até o fim desta semana e a 40% das intenções de votos antes de setembro.
Eles explicam o crescimento que atribuem à candidatura de Iberê ao fato de ele finalmente haver tirado sua campanha da inércia há coisa de quinze a vinte dias e principalmente depois que promoveu uma carreata de Macau a Lajes, no domingo 18, e para a queda de Rosalba em comparação com os 49 registrados na sondagem do Vox Populi ao fato de mais eleitores terem passado a se definir em relação à sucessão estadual.
ROSALBA NO TETO
Segundo eles, não houve exatamente uma queda, porquanto, em relação ao percentual que se vinha manifestando nas pesquisas Rosalba continuaria com a mesma perspectiva de votação. Acontece que todas as pesquisas divulgadas até o mês passado mostraram que pouquíssimos norte-rio-grandenses estavam abrindo o jogo quando à eleição. Com a entrada de mais eleitores no rol dos que já definem escolhas, é possível que a preferência por um nome sofra diminuição.
Eles admitem que Rosalba ainda poderá ampliar o universo de simpatizantes, na medida em que mais norte-rio-grandenses forem declarando em quem pretendem votar, mas desde já estaria caracterizada a faixa em que tende a flutuar sua candidatura. Ela teria atingido seu teto na casa dos 45% dos votos úteis, o que não lhe garantiria a eleição a 3 de outubro. Com otimismo, garantem que a votação de Iberê continuará a crescer depois disto, levando-o no embate a dois a derrotar a senadora. Segundo dizem, sondagens qualitativas de que sua coligação dispõe indicam que a maior parte dos eleitores de Carlos Eduardo preferiria Iberê a Rosalba na segunda época.   
APOGEU PRECOCE
Em parte, pelo que dizem, Rosalba começa a pagar dois preços. Um seria o da falta de vínculo entre a sua e uma candidatura à presidência da república que a fortalecesse, ao passo que a da economista Dilma Rousseff tem muito a emprestar à de Iberê. Em segundo lugar, ela pode sofrer as conseqüências de grande exposição antecipada ao eleitorado. Isto poderia provocar até a conquista do apogeu da candidatura dois meses antes do primeiro turno.  
A tese se fundamenta no fato de durante três anos e meio Rosalba ter figurado no imaginário dos norte-rio-grandenses como o único candidato ao governo. Iberê só conseguiu estabelecer sua candidatura no início deste ano, depois de acirrada disputada no âmbito do vilmismo, grupo liderado pela ex-governadora Wilma de Faria, que tenta desembarcar no Senado a bordo do PSB, o mesmo partido do Governador.
Uma maior divulgação do nome de Iberê como opção para sua sucessão, a partir do “Ibereition”, evento com o qual aliados comemoraram a superação do câncer de pulmão que lhe foi diagnosticado em março último, fez com que os norte-rio-grandenses passassem a comparar o nome de Rosalba com esta opção.
COMO CAIU?
Os iberezistas não conseguiram oferecer uma explicação convincente para uma queda que esperam ler logo mais no jornal. Trata-se de encontrar a causa dos 2% a menos que o Start registrou no confronto com o estudo do Vox Populi. Este percentual colide frontalmente com todas as informações que integrantes de estafes de campanha procuraram disseminar nas duas últimas semanas em Natal quanto ao fato de Rosalba e Iberê se estarem voltando mais para Natal depois de constatarem, em pesquisas qualitativas, que Carlos Eduardo estaria crescendo muito no Estado principalmente a partir da impressão de que seu nome seria o único a experimentar avanços na capital.
Toda a argumentação dos acólitos de Iberê se sustenta, porém, em número a conferir e numa pesquisa vestibular. De fato, a que será divulgada hoje pelo Start é a primeira de uma série de seis sondagens que o instituto pactuou com a Fiern e com o “Correio da Tarde”.
OUTRAS PESQUISAS
Por enquanto, o relatório do Start constituirá mera fotografia, retrato de um instante da campanha, com todas as suas motivações e restrições eventuais. Uma tendência eleitoral somente será possível quando o desempenho que os candidatos revelarem hoje vier a ser confrontado com o que exibirem na sequência das pesquisas previstas.
Do ponto de vista científico, à luz da estatística e da sociologia, porém, não é correto simplesmente promover uma superposição dos números a que o Start e o Vox Populi chegaram em diferentes épocas, em espaços distintos do Rio Grande do Norte e através do emprego de metodologias distintas para indicar que este candidato caiu enquanto aquele subiu. Daí porque não adianta adotar como vestibular do processo a mais recente pesquisada divulgada pelo Vox Populi. Ela servirá como ponto de partira pesquisa para pesquisas subseqüentes a serem feitas pelo mesmo instituto.
Consta em Natal que nesta quarta-feira, 27, depois de amanhã, a TV Potengí, afiliada local da rede Bandeirantes, veiculará a mais nova pesquisa do Vox Populi. Também é certo que estão na agulha, para divulgação, uma promovida por um instituto de Fortaleza considerado certeiro em suas previsões. O Census também estaria com relatório pronto para registro na justiça eleitoral, pré-requisito para sua divulgação. Excetuando a do Vox Populi, todas estas pesquisas, porém, serão pontos de partida. Somente as respectivas sequências mostrarão a tendência real do eleitorado potiguar.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 12h09
[] [envie esta mensagem] []


 
  

UM OUTRO MODO DE REVOLUCIONAR SILENCIOSAMENTE.

 

             A PREFEITURA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO, EM PARCERIA COM O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL - SENAR, VÉM PROMOVENDO UMA OUSADA REVOLUÇÃO SILENCIOSA: EDUCAÇÃO INTINERANTE – UM INTENSO PROGRAMA DE FORMAÇÃO RURAL, INICIADO NO ANO PASSADO – 2009; NESTE PRIMEIRO SEMESTRE DE 2010, FORAM REALIZADOS DIVERSOS CURSOS SEMANAIS, CONTEXTUALIZANDO SEU CONTEÚDO E APRENDIZADO, AOS INTERESSES DO MUNICÍPIO E DO PÚBLICO META - HOMEM/MULHER DO CAMPO.  DENTRE ESTAS CAPACITAÇÕES, DESTACAM-SE: MANEJO DE CAPRINOS E OVINOS, OLERICULTURA – HORTAS ORGÂNICAS, AVICULTURA -  CRIAÇÃO DE AVES CAIPIRAS, FABRICAÇCÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, PRODUTOS DERIVADOS DO LEITE, PRODUTOS DERIVADOS DA MANDIOCA, CORTE E COSTURA, FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA, COOPERATIVISMO, ASSOCIATIVISMO.

              OS CURSOS SÃO REALIZADOS NAS COMUNIDADES, PROJETOS DE ASSENTAMENTOS E PROPRIEDADES RURAIS, TODOS COMPROMETIDOS EM QUERER DIVERSIFICAR O NOSSO POTENCIAL AGRÍCOLA DO VALE DO CEARÁ-MIRIM. O PREFEITO ANTONIO PEIXOTO VEM PRESTIGIANDO ESTA PARCERIA COM O SENAR, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA QUE ESTAMOS DANDO NESTE PROCESSO DE EDUCAÇÃO INTINERANTE, LEVANDO A EDUCAÇÃO RURAL CONTEXTUALIZADA,  AS DIVERSAS ÁREAS DO NOSSO CAMPO,  PROMOVENDO ASSIM A AGRICULTURA.

             SEXTA-FEIRA, DIA 16 DE JULHO, FOI A VEZ DE UM GRUPO DE TRABALHADORAS E DONAS DE CASA DA COMUNIDADE DE SÃO MIGUEL PARTICIPAR DO CURSO DE ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA; DONA ESPÍNOLA, UMA SENHORA DE 70 ANOS, FOI UMA DAS OUVINTES DO APRENDIZADO; DENTRE OUTRAS PARTICIPANTES DO CURSO COMO TALIANA, NEIDE, LUCIANA, GRAÇA, VERA, CONCEIÇÃO, CIDA, NININHA, NINA, FRANCINETE, LAURINEIDE, EZILDA. TODOS OS DIAS ESTE GRUPO TINHA COMO META PRODUZIR ALIMENTOS ALTERNATIVOS E BASTANTE DIVERSIFICADOS, DENTRO DE UM CARDÁPIO OUSADO: O SUCO VERDE, BOLINHO DE SOJA COM CASCA DE BANANA, CHÁ DA CASCA DO ABACAXI, PAÇOCA DE CARNE DE SOJA, RISOTO DE SOJA, TORTA DE BANANA COM BETERRABA, TORTA TROPICAL, SALADA DE FRUTAS, DENTRE OUTROS. O CONTEÚDO FOI REPASSADO PELA INSTRUTORA NEIDE ALCÂNTARA DO SENAR E AS ALUNAS ESPERAM ANSIOSAS A REALIZAÇÃO DE OUTROS EVENTOS DESTA NATUREZA. PARA A PROGRAMAÇÃO DE 19 A 30 DE JULHO DE 2010, ESTÃO PREVISTOS SEREM REALIZADOS OS CURSOS DE APICULTURA, ADMINISTRAÇÃO DA PEQUENA EMPRESA RURAL, FRUTICULTURA BÁSICA, CULTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS E BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS.

             ESTES EVENTOS TÊM PROPORCIONADO AOS AGRICULTORES, IMPACTOS SIGNIFICATIVOS NO SEU MEIO E NO SEU COMPORTAMENTO, COMO RELATOU UM DOS PARTICIPANTES DO CURSO DE OVINOCULTURA: “AQUI NO NOSSO ASSENTAMENTO, PARA APLICARMOS UMA INJEÇÃO NUM ANIMAL, TÍNHAMOS QUE IR A CIDADE PARA CHAMAR UM PROFISSIONAL DA ÁREA; HOJE NÓS JÁ SABEMOS FAZER ESTES PRIMEIROS ATENDIMENTOS NOS ANIMAIS NO NOSSO PRÓPRIO LUGAR, SEM PRECISAR IR PARA A CIDADE”.

 

                                                                                  CEARÁ-MIRIM(RN), 26 DE JULHO DE 2010.

HERBERT  DANTAS  JÚNIOR

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO.

CEARÁ-MIRIM/RN.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 11h56
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Pesquisas

A semana será de pesquisas sobre as intenções de voto dos eleitores do Rio Grande do Norte para governador e senador. O Instituto Vox Populi divulga até quarta-feira os números da pesquisa que fez no Estado.



Escrito por Douglas Cardoso/Renato Martins às 07h58
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
Meu perfil
BRASIL, Nordeste, CEARA-MIRIM, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese

HISTÓRICO



OUTROS SITES
 Jorge Moreira
 Vereador Júlio César
 João André
 Waldeck Araújo
 Francisco Navegantes
 Jhancy Richelm
 87 fm
 Gibson Machado
 Adriano César
 Flávio Henrique
 Xereta
 Eduardo Gaspar
 Vereador Franklinho
 Bob Motta
 João Andrade
 Ceiçinha Câmara
 Eliel Silva
 Alma do beco


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!